O Tigre é um espetáculo solo com George Mascarenhas e texto e direção de Deborah Moreira. Elaborado a partir do desejo de falar de questões atuais de ordem política, cultural, social, O Tigre tem como ponto de partida um recorte de jornal: Homem sobrevive a três ataques de tigre. O encontro de um homem com um tigre é o eixo de construção da narrativa que cruza vozes poéticas, cujos delineamentos apontam saídas na contramão da história. Vozes que desafiam as probabilidades da vida, a partir dos contextos socioculturais em que estão inseridas, com o som do seu berro, num desejo absurdo de vida e de renovação. O texto toma como exemplo personalidades como Martin Luther King, Capinam, Caetano Veloso, Castro Alves, Joaquim Nabuco, Bertolt Brecht, Cacilda Becker dentre outras fontes de inspiração.
A montagem tem texto inédito de Deborah Moreira, que também assina a direção, e propõe o encontro de diversas vozes, que cruzam o tempo e o espaço para falar das diferentes possibilidades de enfrentamento de tigres.
Com direção musical de Luciano Salvador Bahia, a música conversa com o texto, propondo uma viagem para além dos limites do palco. A trilha original de Aroldo Macedo se mistura a canções de Caetano Veloso e Chiquinha Gonzaga.
Sinopse
Dois homens. Uma floresta da Ásia. Uma cidade do Brasil. Um deles sempre ia à floresta para caçar, pescar e coletar madeira para a sobrevivência de sua família. O outro, sempre movido por ideias que fervilham o desejo de renovação artística. Ambos lutam para sobreviver a ataques de tigres. Em cena, a urgência de viver, de criar e de rugir quando o berro se faz preciso.
Temporada
O Tigre estreou em 06 de junho de 2015.
Temporada de estréia: Teatro SESI – Rio Vermelho (Salvador – BA). De 06 de junho a 26 de julho de 2015, sábados e domingos, às 20h (em cartaz)
Ficha Técnica
FICHA TÉCNICA – O TIGRE
Texto e Direção: Deborah Moreira
Com George Mascarenhas
Ambientação cênica:
Concepção: Tina Guedes
Execução:Yoshi Aguiar
Supervisão:George Mascarenhas
Figurinos:
Criação:Márcio Akiyoshi
Execução:Márcio Akiyoshi/Luiz Cláudio de Vasconcellos
Iluminação: Luciano Reis
Assistência de Iluminação/operação de luz: Eliedson Rosa
Supervisão técnica: Antonio Kika
Concepção Audiovisual/Videomapping: Dedeco Macedo
Trilha sonora:
Direção Musical e Playbacks: Luciano Salvador Bahia
Trilha original: Aroldo Macedo
Execução:Luciano Salvador Bahia/ Aroldo Macedo
Músicas: Aroldo Macedo, Caetano Veloso, Chiquinha Gonzaga.
Participações especiais (vozes off): Raimundo Matos de Leão, Deborah Moreira, José Carlos Capinam
Design Gráfico: Tina Guedes
Preparação vocal: Gisele Nino
Assessoria de Imprensa: Lindete Souza
Fotos : Sora Maia
Produção executiva: Victor Alves
Assistência de produção executiva: Daniel Matos
Realização: Mimus – Companhia de Teatro