O Tigre é um espetáculo solo com George Mascarenhas e texto e direção de Deborah Moreira. Elaborado a partir do desejo de falar de questões atuais de ordem política, cultural, social, O Tigre tem como ponto de partida um recorte de jornal: Homem sobrevive a três ataques de tigre.  O encontro de um homem com um tigre é o eixo de construção da narrativa que cruza vozes poéticas, cujos delineamentos apontam saídas na contramão da história. Vozes que desafiam as probabilidades da vida, a partir dos contextos socioculturais em que estão inseridas, com o som do seu berro, num desejo absurdo de vida e de renovação. O texto toma como exemplo personalidades como Martin Luther King, Capinam, Caetano Veloso,  Castro Alves, Joaquim Nabuco, Bertolt Brecht, Cacilda Becker dentre outras fontes de inspiração.

A montagem tem texto inédito de Deborah Moreira, que também assina a direção, e propõe o encontro de diversas vozes, que cruzam o tempo e o espaço para falar das diferentes possibilidades de enfrentamento de tigres.

Com direção musical de Luciano Salvador Bahia, a música conversa com o texto, propondo uma viagem para além dos limites do palco. A trilha original de Aroldo Macedo se mistura a canções de Caetano Veloso e Chiquinha Gonzaga.

 

Sinopse

Dois homens. Uma floresta da Ásia. Uma cidade do Brasil. Um deles sempre ia à floresta para caçar, pescar e coletar madeira para a sobrevivência de sua família. O outro, sempre movido por ideias que fervilham o desejo de renovação artística. Ambos lutam para sobreviver a ataques de tigres. Em cena, a urgência de viver, de criar e de rugir quando o berro se faz preciso.

Fotos

foto 07 tigrefoto 08 tigrefoto 09 tigrefoto 10 tigrefoto 11 tigrefoto 12 tigrefoto 14 tigrefoto 04 tigre foto 01 tigre foto 06 tigre

foto 05 tigre foto 03 tigre foto 02 tigre

O Tigre

Fotos: Sora Maia

Temporada

O Tigre estreou em 06 de junho de 2015.

Temporada de estréia: Teatro SESI – Rio Vermelho (Salvador – BA). De 06 de junho a 26 de julho de 2015, sábados e domingos, às 20h (em cartaz)

Ficha Técnica

FICHA TÉCNICA – O TIGRE

Texto e Direção: Deborah Moreira
Com George Mascarenhas
Ambientação cênica:
Concepção: Tina Guedes
Execução:Yoshi Aguiar
Supervisão:George Mascarenhas
Figurinos:
Criação:Márcio Akiyoshi
Execução:Márcio Akiyoshi/Luiz Cláudio de Vasconcellos
Iluminação: Luciano Reis
Assistência de Iluminação/operação de luz: Eliedson Rosa
Supervisão técnica: Antonio Kika
Concepção Audiovisual/Videomapping: Dedeco Macedo
Trilha sonora:
Direção Musical e Playbacks: Luciano Salvador Bahia
Trilha original: Aroldo Macedo
Execução:Luciano Salvador Bahia/ Aroldo Macedo
Músicas: Aroldo Macedo, Caetano Veloso, Chiquinha Gonzaga.
Participações especiais (vozes off): Raimundo Matos de Leão, Deborah Moreira, José Carlos Capinam
Design Gráfico: Tina Guedes
Preparação vocal: Gisele Nino
Assessoria de Imprensa: Lindete Souza
Fotos : Sora Maia
Produção executiva: Victor Alves
Assistência de produção executiva: Daniel Matos
Realização: Mimus – Companhia de Teatro